quinta-feira, 4 de março de 2010

Eu falar brasileiro

Sim... eu falar brasileiro... afinal... falar português não basta... em um país tão extenso como o nosso... temos que falar brasileiro...

São tantas gírias... tantos modos diferentes de falar uma única palavra... que falar brasileiro... é imprescindível...

Mas o que não entendo... e que também acho inaceitável... é o fato de visitantes estrangeiros... não terem a menor preocupação em falar nosso idioma... quando estão em terras tupiniquim...

Quando saímos de nosso país... seja a passeio... seja em mudança... sentimo-nos obrigados... a ter o mínimo de domínio... sobre o idioma oficial... do nosso lugar de destino...

Anônimos ou celebridades estrangeiras... quando em nosso país... são tratados como reis... os brasileiros... submetem-se ao fascínio... como no princípio... como se esses estrangeiros... fossem nossos colonizadores... como se nos dominassem... e se desdobram para agradá-los... para falar o idioma que eles preferem... que eles se sintam confortáveis...

Acho uma enorme falta de respeito... deles... em não se preocuparem em falar o idioma da terra onde estão... e nosso... de nos julgarmos tão pequenos... a ponto de nos submeter a esses caprichos... dessas pessoas caprichosas e mesquinhas... que não respeitam nem por um segundo... a nós... e nossa cultura...

De outro lado... temos os brasileiros... que se aventuram em terras estrangeiras... querem fazer fortuna... e lá... em semanas... acham ter total domínio sobre o idioma local... o que acaba tornando-se uma grande piada... pessoas que nem falavam português... agora querem falar outra língua... que nem é a sua...

Agora para ajudar... ajudar a atrapalhar... criaram essas novas regras... nossa gramática... nossa ortografia... não é mais como era... temos que mudar tudo... não entendo o porquê disso... sendo que as maiores diferenças estão nos sotaques... na forma como as palavras são ditas... e eles... eles que acham saber de tudo... preocupam-se apenas com a grafia... como se fosse fazer diferença...

O que realmente faz diferença... a verdadeira diferença... é a forma como as palavras são pronunciadas... e a esse respeito... tenho certeza... mais que absoluta... que eles... os ‘bambambans’ da língua portuguesa... não poderão fazer nada... ao menos... assim espero...

Mas eu... eu não falar português... eu fazer questão de falar brasileiro... bom e legítimo... com todas as gírias e sotaques que me forem válidos... com toda a poesia e glamour que necessitar... com toda a voracidade e veracidade que puder declarar... eu ser brasileira e falar brasileiro...

E espero... que você... você que está aí... também orgulhe-se de seu idioma... fale mais e mais... comunique-se... tenha orgulho... mas por São Jorge Amado... sem assassinar o bom e velho português... não aquele da padaria... o bom e velho idioma... que nos diz tantas coisas... sem nem ao menos ter o que dizer...

Façamo-nos dignos do que temos... do que somos... e do que falamos...

Assim seja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário